Análise de propaganda à luz da perspectiva da Gramática do Design Visual - GDV
Trabalho realizado por:
Edilanny Pereira, Genilda Rodrigues,
Paula Fabiana e Wellington Leão.
Os trabalhos baseados na
leitura de imagens propostos por Kress e van Leeuwen (2006) na sua Gramática do
Design Visual – GDV mantêm uma lógica sistêmico-funcional de investigação
hallidiana (HALLIDAY, 1994), os quais podem ser classificados de forma a
ultrapassar os valores normativos de correção de uma gramática, fazendo com que
o leitor arquitete interpretações mentais capazes de associar aquilo idealizado
à representação da realidade aparente, conforme suas experiências de mundo.
Assim, baseando-se na perspectiva de
análise crítica do texto multimodal elencada, esta observação em grupo exibirá,
dentro da metafunção representacional, os processos representacionais
das narrativas de ação (ator, vetor e meta) e suas respectivas integrações
modais. Para isso, será apresentado um recorte que faz parte de uma propaganda
divulgada em suportes impressos dos programas de incentivo à educação no Brasil
promovidos pela Fundação Itaú Social, cujo objetivo é proporcionar a formação
continuada de professores, gestores e ajudar o Estado a elevar os níveis
educacionais do país.
Figura – Propaganda divulgada
pela Fundação Itaú Social
Em análise, se por um lado os participantes
interativos elencados no texto multimodal correspondem aos produtores e
consumidores da propaganda (a Fundação Itaú Social, o Estado, a educação brasileira
e os profissionais de educação), por outro lado os participantes
representados no texto são os personagens ou agentes da propaganda, ou
seja, as pessoas, ambientes e contexto de fala (a criança, o aluno, os pais, a
escola e os professores).
É perceptível, na imagem, a presença de um
vetor indicador de ação do participante representado pela criança ou
aluno na narrativa, cuja indicação do movimento com o braço estendido acima de
sua cabeça e em direção à meta (os livros) simboliza um avanço em seu
crescimento físico e, sobretudo, intelectual.
Nessa perspectiva, Kress e van Leeuwen
(2006) apresentam em sua obra os constituintes das estruturas narrativas, os
quais serão representados abaixo por meio dos atos do ator, as ações verbais
dos vetores e a direção a ser alcançada pelo participante representado:
a meta.
Tabela – Processos transacionais
encontrados na propaganda
Ator |
Vetor
(processo) |
Meta |
Ela (criança) |
Cresce |
fisicamente/intelectualmente |
Ele (aluno) |
Alcança |
a boa educação |
Eles (pais) |
compram |
a ideia |
Ela (educação) |
Estimula |
o crescimento |
Ela (escola) |
Promove |
a educação |
Fonte: Os autores
Conforme a tabela apresentada, a
representação da propaganda se enquadra na dinâmica transacional (negociável)
em virtude de, durante a ação da narrativa, haver metas definidas pelos atores
representados, além de o vetor se direcionar para a ação recebida. Não obstante,
em virtude de não haver outro ator que esteja interagindo com a criança na
propaganda, a estrutura transacional se classifica como unidimensional, visto
que o ator direciona sua perspectiva para a meta sem troca de papéis.
Referências:
HALLIDAY, Michael
Alexander Kirkwook. An introduction to functional grammar. London:
Edward Arnold, 1994.
KRESS, Gunther;
VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the
grammar of visual design. 2. ed. London: Routledge, 2006.
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