Análise Texto-Imagem na relação Interpessoal

 

Abaixo veremos uma análise de um texto multimodal indicando as diferentes relações texto-imagem verbal em cada dimensão do significado interpessoal.

 


                    O modo verbal do texto multimodal consiste nas seguintes orações:

“Voltando à torre, a bruxa amarrou as tranças em um gancho para enganar o príncipe. Quando ele se sustentou na janela, a feiticeira lhe disse:

- Veio encontrar Rapunzel? Eu a levei para muito longe. Você nunca mais a encontrará! Nunca mais! Ah! Ah! Ah!”

                    O texto verbal nesta unidade indica “direção baixa e moderada”, pois combinam orações declarativas “Voltando à torre, a bruxa amarrou as tranças em um gancho para enganar o príncipe. Quando ele se sustentou na janela, a feiticeira lhe disse”, “Eu a levei para muito longe”, “Você nunca mais a encontrará!”, “Nunca mais!” e uma oração interrogativa “Veio encontrar Rapunzel?”. Quanto à pessoa verbal, a maioria dos verbos estão em 3ª pessoa, exceto por “levei” que está conjugado em 1ª pessoa.

                    A “direção baixa” também é promovida visualmente, pois os personagens não olham diretamente para o leitor. Portanto, o texto verbal e a imagem são caracterizados pela relação de convergência nesta dimensão.

                    Ainda é possível observar uma “pequena e moderada distância social”, visto que a maioria dos verbos se encontram na voz ativa “voltando, amarrou, enganar, disse, veio, levei, encontrará” e apenas em “se sustentou” apresenta a voz reflexiva e há apenas orações coordenadas (parataxe).

                    A imagem indica “distância social moderada” visto que um dos sujeitos da imagem aparece de corpo inteiro e o outro apenas parte. Logo, neste quesito texto e imagem são caracterizados por serem complementares.

                    E quanto ao envolvimento, o texto verbal é fraco por não trazer pronomes possessivos, enquanto a imagem também é fraca, pois o ângulo da imagem é oblíquo. Sendo assim, há uma relação de divergência nesta unidade.      


 Referência

Rapunzel [recurso eletrônico] / organizado por Ministério da Educação – MEC ; coordenado por Secretaria de Alfabetização - Sealf. – Brasília, DF  MEC/Sealf, 2020. Disponível: http://alfabetizacao.mec.gov.br/46-materiais/colecao-de-livros?start=32

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL DE KRESS E VAN LEEUWEN (2006)

Quem disse que PORQUE SIM não é resposta? Uma análise multimodal do comercial da cerveja Schin.