Análise Texto-Imagem na relação Interpessoal
Abaixo veremos uma análise de
um texto multimodal indicando as diferentes relações texto-imagem verbal em
cada dimensão do significado interpessoal.
“Voltando
à torre, a bruxa amarrou as tranças em um gancho para enganar o príncipe.
Quando ele se sustentou na janela, a feiticeira lhe disse:
- Veio
encontrar Rapunzel? Eu a levei para muito longe. Você nunca mais a encontrará!
Nunca mais! Ah! Ah! Ah!”
O texto verbal nesta unidade
indica “direção baixa e moderada”, pois combinam orações declarativas
“Voltando à torre, a bruxa amarrou as tranças em um gancho para enganar o
príncipe. Quando ele se sustentou na janela, a feiticeira lhe disse”, “Eu a
levei para muito longe”, “Você nunca mais a encontrará!”, “Nunca mais!” e uma
oração interrogativa “Veio encontrar Rapunzel?”. Quanto à pessoa verbal, a
maioria dos verbos estão em 3ª pessoa, exceto por “levei” que está conjugado em
1ª pessoa.
A “direção baixa”
também é promovida visualmente, pois os personagens não olham diretamente para
o leitor. Portanto, o texto verbal e a imagem são caracterizados pela relação
de convergência nesta dimensão.
Ainda é possível observar
uma “pequena e moderada distância social”, visto que a maioria dos
verbos se encontram na voz ativa “voltando, amarrou, enganar, disse, veio, levei,
encontrará” e apenas em “se sustentou” apresenta a voz reflexiva e há apenas orações
coordenadas (parataxe).
A imagem indica “distância
social moderada” visto que um dos sujeitos da imagem aparece de corpo
inteiro e o outro apenas parte. Logo, neste quesito texto e imagem são
caracterizados por serem complementares.
E quanto ao envolvimento, o texto verbal é fraco por não trazer pronomes possessivos, enquanto a imagem também é fraca, pois o ângulo da imagem é oblíquo. Sendo assim, há uma relação de divergência nesta unidade.
Referência
Rapunzel [recurso eletrônico] / organizado por Ministério da Educação – MEC ; coordenado por Secretaria de Alfabetização - Sealf. – Brasília, DF MEC/Sealf, 2020. Disponível: http://alfabetizacao.mec.gov.br/46-materiais/colecao-de-livros?start=32
Comentários
Postar um comentário