Os efeitos das atividades multimodais na capacidade de leitura crítica dos alunos.
Este post tem por objetivo investigar os efeitos das atividades multimodais na habilidade de leitura crítica dos alunos.
O pensamento crítico é, sem sobra de dúvida, fundamental na formação dos alunos. Desta forma estes terão a possibilidade de pensarem sobre si próprios, tomarem decisões, serem pessoas participativas na nossa sociedade. Preocupar-se-ão com a veracidade dos fatos e discutirão sobre questões pertinentes e assim vão formando sua visão de mundo.
A leitura e discussão é uma maneira de se desenvolver a prática dessa criticidade, e hoje tem surgido pedagogias que estão dando lugar às questões que fazem parte do nosso cotidiano sociocultural globalizado, como o Letramento. Lankshear (1997), afirma que o letramento é usado “para desenvolver conhecimento e compreensão, para alcançar crescimento pessoal e funcionar efetivamente em nossa sociedade.” Logo, temos a Pedagogia dos Multiletramentos, termo "multi" por acreditar que são múltiplos em textos e culturas e trazem uma dimensão muito maior de leitura proporcionando diversas modalidades de linguagens textuais, representações visuais, idiomas, sintetizando, temos que é um fenômeno que se utiliza de diferentes modos semióticos.
O letramento crítico se formaliza com o engajamento crítico através de leituras pertinentes e com a sua prática social. Para Baynham (1995), o letramento crítico “envolve identificar o que é problemático, não aceitando a versão tida como garantida. Ela envolve perguntar “por quê?”. Como já dizia uma propaganda de uma emissora de TV bem conhecida no Brasil “Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas.” Assim, as perguntas bem desenvolvidas levam a formação de uma criticidade em que a linguagem é poder!
O New London Group criou um processo que busca desenvolver a competência em torno dos multiletramentos colocando o professor como um designer do ensino. Esse processo compreende três componentes, onde parte do Designed (Projetos disponíveis), que são os recursos já prontos, sejam eles, linguísticos, gestual, visual, entre outros. O Designing (Projetar) que é o processo de transformar os projetos disponíveis dando a eles significado. E como terceiro componente, tem o Redisigned (Reprojetar) que é o resultado do projeto criado. Esta noção de design tem por finalidade desenvolver a agência dos alunos, fazendo-os perceber a relação entre texto e contexto.
Design de significado do New London Group, a Pedagogia dos Multiletramentos e a leitura crítica
Este post exemplificará com a apresentação de uma atividade visual multimodal usando um videoclip chamado “Last Friday Night (t.g.i.f.)”. Preparada para alunos 3 ano do Ensino médio. Tem por objetivo mostrar como as abordagens multimodais podem ser usadas para a aquisição de língua estrangeira englobando principalmente os aspectos culturais.
“Last Friday Night (t.g.i.f.)” é uma canção da cantora estadunidense Katy Perry, gravada para seu terceiro álbum de estúdio de música pop, Teenage Dream. A canção foi lançada como quinto single do disco em 6 de junho de 2011. O videoclip traz referência aos anos 80 e conta com a participação de diversos famosos.
Em tradução livre, o nome da música seria “Sexta-feira passada”, e a cantora conta que se inspirou em uma noite de festa e bebida que teve em Santa Bárbara, e no dia seguinte decidiu que deveria escrever sobre aquela noite estonteante. A música, assim como o título do álbum apresenta sonhos adolescentes, mas também seus dramas. É possível observar estereótipos como a diferença entre quem são os populares e quem são os nerds, o padrão de beleza, sexo, bebida, assédio e o uso das redes sociais. Assim, é possível observar muitos aspectos do contexto juvenil, mas ainda tem abertura para uma discussão cultural e econômica.
A criticidade neste trabalho está em estabelecer relações de diferenças e similaridades culturais, bem como a recepção das imagens no contexto de vida dos alunos que podem ser observadas a partir, incialmente, da parte visual do videoclipe.
Capa da música:
Vídeo: Imagem 1 - questõe 1 e 2
1- Sabendo que trata-se de um videoclipe, qual referência temos a partir das primeiras “cenas” retiradas desse texto multimodal?
2- Ainda observando a imagem 1, diga o que o garoto está fazendo e discuta sobre o assunto.
Imagem 2 - questõe 3 e 4 3) Observando a imagem 2, diga se a personagem do clipe Kathy Beth Terry é popular e apoie sua resposta com alguma informação retirada do texto.
4) Friendplace faz referência a qual rede social? Como você chegou nessa resposta? Qual sua relação com esta rede social?
Imagem 3
6) Na imagem 4, observando as roupas e cabelo diga qual período você acha que se refere o videoclipe?
Imagens 5 e 6 7) Todos nós somos diferentes, mas a sociedade exige que nos encaixemos em padrões. Observando as imagens 5 e 6 diga qual tipo de padrão se refere e qual sua opinião a respeito do assunto?Imagens 7 e 8
8) Além da linguagem verbalizada que usamos a linguagem corporal "entrega" muito mais informação do que a fala. Observe as imagens 7 e 8 e diga o que está “falando” a linguagem corporal de Kathy e vindo uma cena após esta qual você imagina que seria?
9) No final do videoclipe aparecem os pais de Kathy. O que vocês acharam da reação deles e trazendo este contexto para você, qual seria a reação dos seus pais com tal situação?
Imagem 10
10) Observe a imagem 10. Em qual contexto a cena aconteceria e como você a interpreta em relação as imagens mostradas anteriormente?
Conclusão
Esse tipo de atividade proporciona uma decodificação dos elementos presentes no videoclipe que vão muito além da leitura de palavras, e consequentemente, o desenvolvimento crítico a respeito dos conteúdos expostos no videoclipe que versam sobre o universo da adolescência e assim além de fazer comparativos culturais entre línguas também é possível obter resultados positivos na aprendizagem de um idioma com intertextos que aparecem no decorrer desse texto multimodal.
É possível propor uma continuação ou variação dessa atividade se usarmos também a letra da música, assim poderemos analisar outros contextos que a parte textual nos proporcionaria e propor que a mesma atividade fosse refeita observando em quais pontos os alunos mudariam suas respostas ou acrescentariam mais comentários.
REFERÊNCIAS:
BAYNHAM, Mike. Literacy Practices: Investigating Literacy in Social Contexts.
London: Longman, 1995.
KALANTZIS,
Maria; COPE, Bill. Learning by design. Common Ground, 2005. Disponível em:<
https://books.google.com.br/> Acesso em 04 jun 2021.
THE NEW LONDON GROUP. A
pedagogy of multiliteracies: designing social futures. The
Harvard educational review, v. 1, n. 66, p. 60-92, 1996.
Youtube: Last
Friday Night (T.G.I.F.) [USA: s.n], 2011. 1 vídeo (ca. 8:04 min)
Publicado pelo canal Katy Perry. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KlyXNRrsk4A.
Acesso em: 04 jun. 2021.











Comentários
Postar um comentário